CFRP

 

Objetivo: promover as “competências necessárias ao desenvolvimento dos indivíduos, à promoção da coesão social e ao exercício dos direitos de cidadania” bem como a “promoção da qualificação e integração socioprofissional de grupos com particulares dificuldades de inserção”.

Destinatários

  • adequada para o exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho.
    ou
  • Empregadas ou desempregadas, que pretendam melhorar as respectivas
    qualificações visando a manutenção do emprego, progressão na carreira ou
    reingresso no mercado de trabalho.
    Os candidatos que tenham concluído uma acção de formação qualificante (que conferiu
    certificação escolar e/ou profissional, nos termos do constante do ponto 6.1. do presente
    Guia) podem frequentar uma segunda, da mesma tipologia, deste que entre ambas tenha
    decorrido um período de tempo correspondente à duração da acção frequentada.

Duração e Regalías

  • Até 2.900h
  • Regalias:
    • Bolsa de Formação (de acordo com os comprovativos de rendimento válidos)
    • Subsídio de Alimentação
    • pré-preparação para processo de RVCC
    • aumentar a empregabilidade

Componentes de formação, Áreas de Competências-chave e Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD)

  • Formação para a Integração – Dotar os formandos de competências básicas nos domínios pessoal, comportamental e organizacional.
    • Empreendorismo
    • Portefólio
    • Balanço de Competências/Plano Individual de Formação
    • Igualdade de Oportunidades
    • Procura Ativa de Emprego
    • Legislação Laboral
  • Formação Base – Adquirir ou reforçar as competências profissionais, pessoais e sociais tendo em vista a inserção na vida ativa e a adaptabilidade aos diferentes contextos de trabalho ou à ocupação de um posto de trabalho
    • Cidadania e Empregabilidade
    • Linguagem e Comunicação
    • Matemática para a Vida
    • T.I.C.
  • Formação Tecnológica – Dotar os formandos de competências que lhes permitam o desenvolvimento de atividades práticas e de resolução de problemas inerentes ao exercício de uma determinada profissão ou à ocupação de um posto de trabalho.
    • U.F.C.D.’s de Operador/a de Jardinafem_RFA
    • U.F.C.D.’s de Operador/a Gráfico/a d eAcabamnetos_RFA
  • Formação Prática em contexto de trabalho – Consolidar as competências adquiridas em contexto de formação e adquirir novas competências, através da realização de atividades inerentes ao exercício profissional, com vista a facilitar a futura inserção profissional.